Quem tem pele sensível ou propensa a alergias sabe que não pode usar qualquer produto. Mas muita gente tem dúvidas sobre o que usar e um dos problemas passa pela confusão que grande parte das pessoas fazem entre produtos antialérgicos e produtos hipoalergénicos.

Costumamos ouvir o termo “brincos antialérgicos” ou “hidratante antialérgico” mas, ao pesquisarmos a definição da palavra “antialérgico”, rapidamente chegamos à conclusão de que é erradamente utilizada.

Antialérgico

Medicamentos usados para tratar as reações alérgicas.

Hipoalergénico

Produtos que passam por testes de sensibilização realizados em humanos em laboratórios especializados; produtos com menores chances de causar alergia. 

Aplicando estas definições ao nosso quotidiano podemos então dizer que antialérgicos são produtos – que podem ser cremes, pomadas, comprimidos ou até injeções –, que combatem a alergia já estabelecida. Estes só devem ser utilizados se o corpo apresentar reações adversas, como vermelhidões ou comichões na pele.

Já os hipoalergénicos são indicados para prevenir esses sintomas. São produtos livres de substâncias alergénicas que ajudam a evitar o aparecimento das irritações. Devem ser utilizados por pessoas sensíveis, sensibilizadas ou alérgicas para evitar que os sintomas apareçam.

Ou seja, os produtos hipoalergénicos previnem e os antialérgicos tratam, através de uma receita médica.

Assim, aplicando estes conceitos aos brincos, é errado dizer que são brincos antialérgicos. O termo correto será então brincos hipoalergénicos.

A grande parte dos brincos da Celtiana são Hipoalergénicos! Nesses modelos, os encaixes de orelha são feitos em Titânio ou Nióbio que são metais de alta qualidade, conhecidos por serem seguros de usar, até por quem pele mais sensível (neste caso, orelhas mais sensíveis)!